
O ser humano consegue trazer tanto mal para si mesmo, mais do que os outros fariam contra ele.
Pensando desta forma podemos refletir o que são estes males:
- Hoje eu estou triste porque não passei na prova. Será a prova a causa prévia da minha tristeza? Sim, uns diriam, mas acredito que não somente este acontecimento. Por mais que acreditemos na alma, no ser espiritual, algumas reações do corpo causam e afetam nossos sentimentos. Aí vem a relação que fiz com o otimista:
- Hoje não passei na prova que tanto queria, talvez não possa fazer a prova por agora, procurarei da próxima vez não falhar, onde eu errei prestarei mais atenção para superar. Não estou triste, um pouco decepcionado talvez, quem sabe vá conversar com alguém ou tomar um sorvete para aliviar esta tensão.
Podemos ver que mesmo com certos acontecimentos exteriores podemos canalizar o sofrimento e racionalmente superar o obstáculo. Nossas mentes criam uma série de impecilhos, até lembranças de outros fracassos sobem e inundam nossa cabeça, morremos afogados na própria emoção.
Li um livro a respeito: "Nunca Desista de Seus Sonhos" de Augusto Cury, excelente livro. O próprio autor não trata esse livro como de "auto-ajuda", e eu concordo, ele ajuda mais a conhecer os fatores que afetam o nosso comportamento. Há anos analisava - acredito que muitos faziam o mesmo - nossas reações com determinados fatos e inclusive surpreendia: Como fiz aquilo?! Pois bem, o corpo e a mente são únicos. Enquanto estivermos ligados ao físico estaremos sujeitos ao humor dele. Se não cuidarmos e deixarmos de lado sentiremos mal, vazios, temos que andar juntos.
Esses dias estava gripado, ou quase isso, sentia dores pelo corpo: Meu trabalho não rendia, estava desanimado e conversava sobre idéias pessimistas e como era incapaz para fazer determinadas coisas. Preferi não lembrar do que havia aprendido a respeito do comportamento relacionado ao corpo, e deixei-me levar...
"Mente sã, corpo são".
Nenhum comentário:
Postar um comentário